O seguro viagem internacional é obrigatório?

seguro viagem internacional é obrigatório

O seguro viagem internacional é obrigatório?

seguro viagem internacional é obrigatório

seguro viagem internacional é obrigatório

O seguro viagem  é obrigatório em alguns países e em outros não. Nos países em que se faz obrigatório se deve um tratado chamado Tratado de Schengen.

Esse tratado, que determina o que chamam na Europa “Espaço Schengen”.

Ele foi criado para facilitar a livre circulação dos cidadãos europeus entre os países. Assim, desde 2012, os brasileiros também podem se beneficiar das leis impostas pelo tratado, que retirou a necessidade de visto obrigatório para aqueles que forem visitar os países membros do espaço por um período de até 3 meses. A contratação de um seguro viagem com cobertura mínima no valor de 30 mil euros, para assistência médica e repatriação médica e funerária, é obrigatória nesses países.

O Reino Unido não segue o Tratado de Schengen, mas na Irlanda, a contratação do seguro é obrigatória sendo que não é obrigatório o valor mínimo de 30 mil euros. Já os países como Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Portugal, fazem parte do tratado e exigem da cobertura mínima.

Na América Latina, a maioria das nações não exige a contratação de um seguro viagem internacional, exceto duas: Venezuela e Cuba.

Para entrar em Cuba, você terá que contratar um seguro no valor mínimo de 10 mil dólares com cobertura para assistência médica.

Na Venezuela o valor é maior. A contratação do seguro viagem internacional deve ter o valor mínimo de 40 mil dólares para assistência médica, e repatriação médica e funerária. A Venezuela também obriga a contratação adicional de um seguro viagem no valor de 1 mil dólares para roubos, furtos ou extravio de bagagem.

Outros países que fazem fronteira com o Brasil, como a Argentina e o Paraguai, a contratação do seguro não é obrigatória.

Nos Estados Unidos não há exigência da contratação do seguro viagem, mas se houver qualquer problema de saúde, por exemplo, o custo é altíssimo. Você pode gastar até de 20 mil dólares dependente do problema que ocorrer. É recomendável a contratação do seguro viagem se você pretende viajar para os Estados Unidos.

Na Austrália é exigido que estudantes façam a aquisição do Overseas Student Health Cover (OSHC), para que recebam atendimento no sistema público de saúde do país.