Seguro viagem internacional – Como Contratar

Seguro viagem internacional - Como Contratar

Seguro viagem internacional – Como Contratar

Seguro viagem internacional - Como Contratar

Seguro viagem internacional – Como Contratar

Muita gente provavelmente tem dúvida quando vai viajar pela primeira vez para  o exterior sobre seguro viagem  internacional e como contratar. Vamos falar se obrigatório não ou não e qual a importância de contratar o seguro viagem internacional.

O grande erro sobre não contratar o seguro viagem internacional

Quando viajei pela primeira vez para o exterior, eu não fiz seguro viagem.  Eu não sabia muita coisa nunca tinha ido viajar para fora eu não tinha ajuda, então é eu fui viajar sem contratar um seguro viagem internacional.

Isto foi um grande erro porque é totalmente indispensável a contratação do seguro viagem internacional. Se for sair do país tem que contratar seguro viagem internacional porque é bom prevenir. Nunca se sabe quando vai acontecer imprevistos.

É obrigatório contratar um seguro viagem internacional?

Nem sempre. Você deve ter a consciência de que é importante para você viajar porque pode acontecer alguma coisa de errado na sua viagem. Assim, é melhor se prevenir.

O seguro viagem internacional não é obrigatório em todos os países, mas ele é obrigatório em alguns países. São os países pertencentes a um tratado chamado Tratado de Schengen.

Leia: O que é Tratado de Schengen

É um tratado feito entre países da Europa que visa facilitar o acesso de turistas entre eles. Eles obrigam você a apresentar um comprovante na hora que você desembarca para provar que contratou o seguro viagem internacional.

São 28 países dentro desse tratado. A maior parte está na Europa. Então, entre esses países têm a Espanha, Alemanha, França, Dinamarca, Portugal, Suécia e outros.

Leia: países que integram o Tratado de Schengen

Exigem que você tenha um seguro viagem internacional que cubra no mínimo 30 mil euros de assistência médica e hospitalar. Você tem que comprovar que seu seguro viagem internacional cobre esse valor.

O que é importante que seu seguro viagem internacional cubra?

Como Contratar Seguro viagem internacional

Vai depender muito do seu tipo de viagem. A categoria da sua viagem, o tempo que vai permanecer no país de destino, se é pra algum lugar que tem aventura que você vai se aventurar, por exemplo, se vai fazer escalada, subir o Monte Everest, esse tipo de coisa.

Se o que for fazer trouxer mais perigo ao passeio, corre o risco do seguro viagem ter um valor maior. Assim, é provável que o valor do seguro viagem seja maior também e aí a pessoa que vai te ajudar contratar o seguro viagem que, no caso é o corretor, se for entrar em contato por telefone, ele vai te dar algumas dicas do que você precisa ter nesse seguro. O plano do seguro viagem é montado especificamente de acordo com o tipo de viagem que você vai fazer.

Além do seguro cobrir essa parte de acidentes e de problemas de saúde, ele também vai cobrir diárias do seu hotel caso aconteceu no tipo de atraso no vôo, também pode cobrir a danificação ou o roubo ou a perda da sua bagagem. Se isso acontecer e não tiver seguro, você vai ter que arcar com toda despesa extra.

Onde contratar seu seguro viagem internacional?

Você tem várias opções para contratar seu seguro viagem internacional. O mais frequente é através de uma seguradora ou pelas agências de viagem.

Quando você for fechar uma viagem numa agência, eles vão te oferecer ou não. É interessante perguntar se já está incluso no pacote de ciclo de viagens, mas se não estiver você deve contratar. Você pode contratar tanto pela agência de viagem ou também pela seguradora.

É interessante que você pesquise para escolher a que  vale mais a pena, o que cobre e a mais barata e mais viável pra você.

Têm as casas de câmbio. Só que normalmente elas costumam cobrar um pouco mais caro. tem também o cartão de crédito. Você pode para a operadora do seu cartão porque às vezes podem oferecer esse tipo de seguro viagem. Entretanto, o seguro do cartão costuma ser básico demais. Então, peça para que eles mandem a apólice do contrato que é onde estão os itens que eles cobrem para ver se vale a pena pra você. Se cobrem tudo, o valor que cobra, etc.

Seguro viagem internacional – O que ficar atento?

Muito importante também é a cobertura com relação a sua bagagem. Por exemplo, eles cobram 200 dólares, mas é legal avaliar se na mala tem coisas que valem mais do que este valor. Então, você tem que ver o que é melhor pra você.

Também tem a opção de contratar o seguro viagem internacional pela corretora estrangeira. É mais barata. Só que o risco é maior não pelo fato de eles enganarem, mas se acontece algum problema, você tem que arranjar uma forma de contactar a justiça aqui do brasil porque as leis daqui são diferentes das leis de lá. Então, você vai ter que ver se vai conseguir o apoio da justiça daqui. Também tem a questão se eles atendem em português ou inglês. Se você manja muito de inglês é tranquilo, mas se você não manja nada ou se você tiver ainda com uma pessoa que não sabe falar nada de inglês e acontece uma coisa com você, essa pessoa precisa entrar em contato. Então é complicado essa questão. Alguns problemas podem acontecer caso você compre seu seguro viagem internacional com seguradora estrangeira.

É importante você atentar para o quanto cobre o seguro viagem internacional que escolher. Imagina se aconteça algo e seu tratamento fique em torno de 10 mil dólares e seu seguro só cobre 5 mil dólares. Neste caso, você vai ter que arcar com o resto. Então, fique atento a isso. Não se prenda em contratar um seguro com valor muito baixo.

Mesmo se contratar seu seguro no brasil, você tem que questionar se o atendimento vai ser feito em português ou  inglês.

Sabia que existe uma assistência médica gratuita?

Pessoas que são filiadas ao INSS têm direito de assistência médica gratuita. Se você é afiliado ao INSS e está pensando em viajar, tem direito ao uso gratuito em oito países sendo eles Portugal, Espanha, Grécia, Itália, Uruguai, Argentina, Chile e Cabo verde.

Leia: Cotação para seguro viagem internacional