Seguro Viagem – Dicas Para Seguro de Viagem

Seguro Viagem

Seguro Viagem – Dicas Para Seguro de Viagem

Seguro Viagem

Muita coisa se fala sobre seguro viagem e a gente acaba ficando meio perdido no meio de tanto informação.

Mas o que é importante sabermos? Existem diferenças entre seguro, plano de saúde, assistência viagem e seguro saúde? Existe obrigatoriedade em sua contratação ou não? Quais os benefícios? Quais as desvantagens?

São várias questões e vamos relatar algumas delas neste artigo.

O que é seguro viagem?

É um plano de assistência que contratamos através de seguradoras para que nos proteja em viagens nacionais e internacionais que fizermos em caso de imprevistos que possam acontecer durante a viagem como a necessidade de atendimento médico ou odontológico, por exemplo.

Quando marcamos nossa viagem, nacional ou internacional, a última coisa que procuramos não pensar são nos problemas que podem acontecer durante a viagem. Mas neste caso, é importante pensamos nestes imprevistos sobre tudo em viagens internacional onde o custo, caso tenha necessidade, pode significar milhares de dólares de gastos extras.

Se quiser aprofundar mais seu conhecimento, me acompanhe neste artigo.

Definição:

É um plano assistencial que serve para cobrir qualquer imprevisto que tiver durante sua viagem. ele presta suporte no caso de haver algum imprevisto em sua viagem e tenha necessidade de, por exemplo, um atendimento hospitalar onde você poderia gastar muito dinheiro.

A contratação de um seguro, apesar de parecer sem qualquer importância, é fundamental para sua  viagem. Você vai evitar esquentar cabeça e ter gastos adicionais.

Para o que serve?

Ele serve para prevenir qualquer inconveniente que posso acontecer durante sua viagem. Refiro-me a necessidade de um atendimento em um hospital, por exemplo. Ter um atendimento médico no exterior pode ser algo muito caro e você não vai querer gastar milhares de dólares a mais na sua viagem.

De acordo com o plano que contratar poderá ter vários tipos de cobertura. Obviamente os mais baratos cobrem menos imprevistos do que os mais caros. Entretanto, falar sobre seguro mais caro não significa muito perto do que pode gastar.

Ele te cobre em atendimentos médicos no caso de acontecimentos de urgências ou acidentes, extravios de bagagem, perda de documentos, assistência funeral, etc.

Seguro viagem nacional

Até aqui estamos falando sobre seguro viagem internacional, mas não devemos deixar de falar no seguro viagem nacional que se faz tão necessário quanto o internacional.

Você pode questionar neste caso o uso do plano de saúde. A grande maioria deles cobrem dentro do estado e se você viajar para outro estado seu uso perde o sentido. A não ser, claro, que você tenha um plano de saúde com cobertura nacional. ai, neste caso, talvez, não tenha necessidade de contratar um seguro nacional.

É importante que você invista na sua segurança e na segurança de sua família quando viajar mesmo dentro do país.

Seguro viagem internacional

Se for fazer uma viagem internacional ai sim vai precisar de um seguro. Além da grande necessidade para que fique protegido de imprevistos que possam acontecer, muitos países obrigam que você contratem um. A exigência é tanta que se não tiver um seguro como esse contratado, você nem entra em alguns países sobretudo europeus.

Existem vários casos de pessoas que optaram por não contratar um e ter retornado de suas viagens com dívidas enormes porque teve que arcar tirando dinheiro do seu bolso por aconteceu imprevistos e teve que ter assistência médica.

Não vale a pena viajar sem contratar um seguro viagem, ainda mais se a viagem for internacional.

Vantagens de contratar um seguro

Você terá as seguintes coberturas:

Despesas com hospitais, médicos e dentistas

Estes itens são cobertos tanto por viagens internacionais como para viagens internacionais durante sua viagem.

Regresso sanitário

É garantida as despesas de traslado caso seja necessário que você retorno ao país de origem em razão de acidentes e grave doença.

Traslado médico

O seguro viagem garante seu transporte para clínicas e hospitais caso sobre algum acidente.

Morte em viagem

Claro que é um assunto muito chato de tocar, mas não menos importante. Neste caso, o seguro garante o pagamento do valor combinado no plano contratado.

Invalidez por acidente

Ele prevê até indenização em caso de impotência, redução ou perda funcional definitiva. O pagamento é refente ao valor acordado no contrato.

Como funciona?

Você pode adicioná-lo a qualquer momento. Inclusive você pode viajar sem ele, o que é um risco, e pode contratá-lo na embaixada Brasileira no país que visitar.

ele cobre extravio de bagagens até de oferecer assistência jurídica, tradutor e outros benefícios que podem se tornar muito úteis em imprevistos durante sua viagem.

Qual Valor?

O investimento para contratar um seguro para sua viagem depende da idade da pessoa, com o destino, finalidade e do período da viagem. Pessoas que estão indo para prática de esportes radicais por exemplo, precisam de um seguro viagem apropriado para este fim.

Insto inclui inclusive se pretende esquiar no país onde vai visitar. Se acontecer algo, pode ser que o seu seguro não cubra.

Como contratar?

Apesar de eu ter dito acima que poderia contratar um seguro viagem na embaixada brasileira do país onde deseja visitar, nem sempre isso é possível. Então, é interessante que o contrate antes de viajar.

É importar alertar sobre a data de início da viagem que deve colocar ao contratá-lo. Algumas pessoas espertamente colocam a data do início da viagem ao chegar no país destino. Isso é um grande erro porque se houver extravio da bagagem você perde o direito de requerer este item do seu seguro.

Atendo para data que colocar ao contratá-lo para ter a cobertura durante todo o período da viagem partindo da saída do país de origem.

É importante também ficar atendo a alguns itens:

  • mulheres grávidas;
  • idosos;
  • prática de esportes radicais;
  • vai viajar por muitos países;

Escolha o seguro viagem que melhor se encaixe as suas necessidades.

Você pode utilizar a plataforma do PromoSeguro para fazer sua contração. A PromoSeguros compara planos de diferentes seguradores e faz um comparativo para que você escolha o seguro que melhor te atenda.

Veja através deste link: PromoSeguros – Comparador de preços gratuito

Não tem como prever quando um incidente vai acontecer ainda mais quando programamos uma viagem. Nada de passar por surpresas desagradáveis nas suas férias. A pior coisa é programar férias e criarmos expectativa durante o ano para quando, finalmente sairmos para nos divertir, sermos surpreendidos por uma dor de cabeça terrível ou aquela dor de barriga terrível e precisarmos de atendimento médico. Só ai é que percebemos o quanto é importante contratar um seguro.

Imagine viajar para se divertir e acontecer isso…

Imagine você passeando no Central Park com aquela brisa gostosa batendo no seu rosto. É princípio de verão e sol está brando naquela manhã. Você, encantado com tudo que está vivendo, não percebe que vem em sua direção um adolescente de bicicleta e ele que também não te viu acaba de atropelando….

Ele se levanta primeira, ajeita sua bicicleta e estende a mão para te ajudar a se levantar. Somente aí você percebe que quebrou a perna.

Claro que a situação não é a mais agradável, mas você se sente bem ao se recordar que você contratou um seguro.

Precisamos estar um passo a frente de tudo que possa acontecer para que não sejamos pegos de surpresa e não tenhamos que gastar milhares de dólares ou euros a mais em nossa viagem. Imprevistos podem acontecer e devemos estar preparados para eles.

Um dor de cabeças que não passa, uma dor de barriga, uma garganta inflamada, tosses constante e febres altas, tudo isso são imprevistos que se acontecerem no nosso país não representa problema algum, pelo menos pelo ponto de vista de sermos atendidos, porque pode usar nosso plano de saúde ou mesmo podemos ser atendidos em um pronto socorro. Agora imagine o que aconteceria se fosse necessários termos a necessidade de sermos atendimentos um destes sintomas no exterior. As coisas lá fora não funcionam como funciona aqui dentro do Brasil. Os gastos médicos são altíssimos. Portanto, preparamos neste artigo algumas dicas que podem te ajudar antes de sua viagem.

O que devo fazer para contratar um seguro?

Você pode fazer uma pesquisa na internet e pesquisar por comparadores de preços de seguro para viagem como a promoseguros ou pode solicitar a contratação no momento em que comprar a passagem, por exemplo.

Você pode  também contratar um plano de seguro para viagens dentro do Brasil. Entretanto, você pode escolher por não contratar caso tenha um plano de saúde que tenha cobertura nacional.

Existem diferenças entre seguro viagem e assistência de viagem?

Tanto um quanto outro recebem o nome de seguro viagem. Entretanto, há uma diferença entre eles e você ficar atento a isso. A diferença entre ele está no fato de quem vai realizar o pagamento quando for utilizado. O que os difere é o fato de quem vai colocar a mão no bolso para tirar o dinheiro.

Se você contratar somente um seguro viagem, será você quem vai realizar todo o pagamento caso tenha necessidade. Somente depois que retornar, poderá se dirigir a seguradora para solicitar o reembolso de tudo que gastou. Vale lembrar que a seguradora fará o reembolso de acordo com o valor que foi acordado no seu contrato. Se ultrapassar o valor que contratou, é você quem paga a diferença.

Você deverá apresentar os comprovantes e recibos para comprovar o gasto que teve. Este é um processo segue alguma rigidez e naturalmente existe toda uma burocracia. Você pode ter um desgaste.

A vantagem em contratar apenas o seguro está no fato de te dar liberdade para escolher onde deseja que o atendimento seja realizado. Você é quem vai escolher onde quer ser atendimento e não tem a obrigatoriedade de ter que ser atendido somente onde a seguradora determinar.

Agora com relação assistência, tudo muda. Neste caso quem vai fazer o agendamento do atendimento e quem vai determinar onde o atendimento vai ser realizado, é a seguradora. Entretanto, permanece-se sempre observando o valor do contrato limitando-se a ele as custas do atendimento. Se ultrapassar quem vai arcar com o pagamento será você.

Ela vai indicar o local que deverá comparecer no horário que ela agendar. Não é você quem escolhe. Caso não concorde com o local e horário de atendimento, você poderá optar por escolher um local diferente, mas neste caso quem realizará todo o pagamento será você. A seguradora não o reembolsará neste caso. A não ser que tenha contratado também um seguro viagem. Acredito que tenha percebido que você pode optar pelo pagamento das duas modalidades. Fica se seu critério contratar as duas modalidades de seguro ou apenas uma deles.

A grande desvantagem na contratação de apenas a assistência viagem é a obrigatoriedade de ser atendimento onde ela determinar. A menos que o seu caso seja uma grande emergência.

Como citei acima é importante reforçar que você pode contratar as duas modalidades de seguro. Assim você está coberto de todas formas e poderá ficar bem mais tranquilo na sua viagem. Se for o caso, você deverá informar este interesse no momento da contratação do seguro viagem.

O que seria?

Ele é como se fosse de plano de saúde que usaria por um determinado tempo. Ele garante uma indenização caso ocorra vários imprevistos na sua viagem. Ele é válido enquanto estiver viajando e segue os termos que foram contratados. Normalmente os planos de saúde não tem cobertura internacional, por isso é recomendado que contrate um seguro viagem internacional.

Veja por que você deve fazer?

Sim. Porque você pode sofrer um acidentes e ter que arcar com todas as despesas sozinho. Imagine você tendo que gastar todo seu dinheiro ou mais e ter que voltar depois que saiu do hospital porque não tem mais um centavo para curtir sua viagem…

Os gastos com atendimento odontológico ou médico no exterior é muito caro. Dependendo do atendimento aqui no Brasil já é caro, imagine no exterior onde tudo gira em torno do valor da moeda estrangeira: dólar – euro. Sem dizer que o euro é muito mais caro que o dólar.

Não vale a pena se arriscar. Se precisar de não tiver feito um seguro, terá que ter muito dinheiro para se recuperar do imprevisto.

Mas não se trata somente da necessidade de um atendimento. Ele cobre também assistência jurídica, remarcação de passagem, traslado do corpo para seu país de origem, extravio de bagagem, etc.

Quanto preciso investir para contratar um seguro internacional?

Custa bem menos do você possa imaginar perto do que poderá gastar sem não o contratar. Deixar de fazer um seguro para sua viagem é uma economia que não vale a pena. Deixar de fazê-lo pede te gerar um grande problema.

Fizemos um cotação como teste e observe o investimento que seria feito:

Um viajante com 75 anos faria uma viagem de 10 dias para os Estados unidos.

O investimento do seguro seria R$ 282,00.

Este valores são exemplo de cotação. Dependendo do plano que escolher estes valores podem sofrer alteração naturalmente.

Nada caro se citarmos que você poderia ter gastos maiores que 10.000$ por um atendimento no exterior se não tiver contratado um seguro viagem internacional, por exemplo.

Qual é o melhor seguro para ser contratado?

Os seguros de viagem são criados levando em consideração os países destino, tempo da viagem, o objetivo da viagem e o que deseja que o plano cubra. Quando estiver contratando seu seguro, deverá informar a seguradora todos os itens acima para que seja escolhido o plano mais adequado para a viagem que vai fazer.

Se deixar de informar um determinado item e acontecer algum imprevisto que esteja relacionando a este item, você perde toda a cobertura e vai ter que arcar com tudo sozinho. Você não vai querer que isso aconteça, certo?

Ele não tem um padrão a ser seguido para todos os países. Os países que fazem parte da União européia por exemplo, tem suas exigências particulares. Alguns países da Europa obrigam que você tenha um seguro contratado para entrar no país e se não tiver você pode ser deportado. Existe um tratado chamado Tratado de Schengen onde a maioria dos países europeus o integram e fazem esta exigência.

Outro item que define a contratação do seguro é fato de visitante fazerem esportes radicais.

Existem preços diferenciados também para pessoas com idade acima de 71 anos e também mulheres que estejam grávidas.

É muito raro que a cobertura básica do seguro cubra acidentes com snowboard, esqui, mergulho, escalada, etc. Você deve informar a seguradora este interesse no momento da contratação.

Você poderá optar pela contratação do seguro básico ou poderá optar por incluir itens adicionais no seu contrato que cubra imprevistos a mais. Aplicando estas dicas, poderá viajar e curtir suas férias tranquilamente.